O candidato republicano à Casa Branca, Donald Trump, discursou como presidente eleito para apoiadores na Flórida e disse que seu novo governo será "a era de ouro da América".
Trump subiu ao palco em um resort de luxo em Palm Beach na madrugada desta quarta-feira (6) ao lado da família e do senador JD Vance, candidato a vice-presidente.
A apuração dos votos ainda estava em andamento quando ele discursou. Trump atingiu 277 dos 270 delegados no Colégio Eleitoral, segundo informações da agência AP, e superou a democrata Kamala Harris (224), também no voto popular. Além disso, o jornal "The New York Times" estimava chance de vitória para ele acima de 95%.
O republicano disse que os americanos deram a ele "um mandato poderoso e sem precedentes" e classificou a vitória como o "maior movimento político de todos os tempos".
"Eu não vou descansar até devolver uma América segura e próspera que merecemos. Essa vai ser a era de ouro da América."
Ainda durante o discurso:
Trump prometeu fechar as fronteiras.
Afirmou que seu slogan será: 'Promessas feitas serão cumpridas'.
Prometeu corte de impostos e redução do déficit.
Pregou a união entre todos os americanos.
Agradeceu ao vice na chapa, J.D. Vance, e disse que amava Elon Musk.
O republicano comentou a votação expressiva nos estados-chave e disse que estava vivenciando um sentimento de amor maravilhoso. Ele também citou o fato de o partido ter retomado o controle do Senado após quatro anos.
"Nós vamos começar a colocar a América em primeiro lugar. Juntos, podemos fazer com que a América seja grande novamente. Eu não vou decepcioná-los."
Durante a fala, Trump não citou a adversária Kamala Harris. A expectativa é que a democrata faça um discurso ao longo desta quarta-feira.
Informações: G1
Londrina News