No último sábado, dia 28, a tranquila São José da Boa Vista, cidade com um pouco mais de 6 mil habitantes, situada nas proximidades de Wenceslau Braz, no norte do Paraná, foi abruptamente abalada por um tornado. O redemoinho intensamente destrutivo percorreu a zona rural do município, deixando um rastro de caos e destruição.
Um morador flagrou a passagem do tornado na localidade de Água Branca. Um dos locais mais afetados foi uma cooperativa de laticínios, que viu seus barracões destelhados e um caminhão ser derrubado no pátio, como testemunho do poder avassalador do fenômeno natural.
Em outras propriedades, plantações de pés de eucalipto foram derrubadas e casas foram destelhadas.
Segundo informações do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), o tornado atingiu uma velocidade estimada de 218 km/h, causando devastação em seu caminho. Após sua passagem por São José da Boa Vista, o tornado seguiu em direção à região da cidade de Sengés, mantendo a população em alerta diante dos potenciais estragos que poderiam ocorrer em seu curso.
Esse evento serve como um lembrete de como a natureza pode, a qualquer momento, apresentar-se de maneira imprevisível e impactante, exigindo que as comunidades estejam preparadas para enfrentar situações extremas como essa. As autoridades locais e os órgãos de meteorologia seguem monitorando a situação.
Londrina News