Um bebê de apenas 3 meses faleceu na tarde de quarta-feira (23) em Rolândia, no do Paraná. O caso ocorreu em uma creche particular localizada na rua Tóquio no Jardim Nobre. A diretora da creche informou que Gael Pietro Nunes Marcelino frequentava a escola há cerca de um mês e parecia estar bem ao chegar, embora estivesse se recuperando de uma gripe e em tratamento medicamentoso.
Segundo a diretora, por volta das 15h00, o menino estava sentado em uma cadeirinha no berçário, supervisionado por três professoras. Em um momento, o bebê se inclinou abruptamente e caiu sobre si mesmo. As professoras agiram imediatamente para socorrer o bebê, chamando também os Bombeiros e a Polícia Militar.
"Antes da chegada do socorro, realizamos a manobra de Heimlich, os primeiros socorros, respiração boca a boca e massagem cardíaca. Ele não estava se alimentando no momento. Os policiais militares chegaram primeiro e fizeram todo o possível para salvar a criança até a chegada dos bombeiros", relatou a diretora.
Após várias tentativas de reanimação que durou cerca de 40 minutos, o óbito da criança foi declarado.
A causa do falecimento do bebê ainda não foi determinada, mas de acordo com a responsável pelo local, ele pode ter sofrido um mal súbito. A suspeita inicial é de parada cardíaca, no entanto, a causa precisa ainda está sob investigação.
O corpo do menino Gael Pietro foi sepultado no Cemitério Municipal de Rolândia no final da tarde desta quinta-feira (24).
NOTA DA SEED-PR
Na tarde desta quarta-feira (24), no município de Rolândia, no Norte do Estado, verificou-se uma fatalidade envolvendo uma criança matriculada na instituição.
Segundo a direção da escola, a criança sofreu um mal súbito, sendo a situação imediatamente identificada pela equipe pedagógica da instituição, que acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para atendimento da ocorrência. Concomitante, outros membros da equipe de professores empreenderam prontamente manobras de primeiros socorros na tentativa de reanimar a criança que apresentava sintomas de falta de ar.
A direção da escola acompanhou o atendimento ao aluno, prestando todo o suporte necessário ao rápido socorro do mesmo e, dado o desfecho da situação, encontra-se (assim como toda a equipe institucional) extremamente abalada.
A Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR), em consulta ao Núcleo Regional de Educação (NRE) de Londrina, responsável pela unidade escolar, reforça que o funcionamento do CEI encontra-se regular (Resolução nº 100/2023 GS/SEED de 25 de janeiro de 2023 e Parecer nº 92/2023 – CEF/SEED de 25 de janeiro de 2023), tendo sido a unidade vistoriada de acordo com a legislação vigente.
A Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) lamenta profundamente o ocorrido e se solidariza com amigos e familiares neste momento de dor.
Londrina News