Na madrugada do último sábado (23), um confronto armado envolvendo policiais militares da Rotam resultou na morte de Lucas Gustavo Moreira dos Santos, ex-agente penitenciário. O episódio ocorreu na rodovia Carlos João Strass, na intercessão com a avenida Dez de Dezembro, próximo ao pontilhão da avenida Brasília (BR-369), em Londrina.
Segundo informações da Polícia Militar (PM), a equipe recebeu uma denúncia sobre um indivíduo, identificado como Lucas, que teria sido desligado da função de agente penitenciário por irregularidades no exercício do cargo. O ex-agente também era suspeito de envolvimento em um sequestro de um ônibus que transportava uma carga de vinhos entre Florínea (SP) e Ibiporã (PR), além de ser apontado como participante de um roubo de malote na última segunda-feira (18), na rua Eça de Queiroz, Jardim Shangrilá-A, em Londrina.
Com base nas informações, os policiais intensificaram o patrulhamento na região e localizaram um veículo Hyundai HB20 de cor preta, com as características repassadas na denúncia. Durante a tentativa de abordagem, o condutor do veículo teria apontado uma arma de fogo em direção aos policiais, que reagiram com disparos para neutralizar a ameaça.
Equipes do Siate e do Samu foram acionadas, mas o óbito de Lucas foi constatado no local. A área foi isolada para os trabalhos da perícia, que encontrou no interior do veículo um colete balístico e uma balaclava escondidos sob um dos bancos e na porta do carro. Além disso, uma pistola foi apreendida com o suspeito.