Na tarde deste sábado (12), quatro homens foram presos na zona norte de Londrina, suspeitos de estarem furtando fios da rede telefônica da empresa Sercomtel. A prisão ocorreu na rotatória da Avenida Lúcia Helena Gonçalves Viana com a Avenida Henrique Mansano, próximo a um ponto de acesso à malha subterrânea da empresa.
Os suspeitos, que usavam uniformes de uma empresa terceirizada de serviços de telefonia, chegaram ao local em um veículo Gol de cor preta. A ação foi flagrada por uma equipe de segurança privada da Sercomtel, composta por policiais militares da reserva. Segundo informações da Polícia Militar (PM), a empresa havia recebido, ainda pela manhã, um alerta de furto no local. Na ocasião, uma equipe foi deslocada até o ponto, mas não encontrou nenhum suspeito, apenas fios cortados.
Suspeitando que os criminosos poderiam retornar para concluir o furto, os seguranças montaram uma campana. No final da tarde, os indivíduos retornaram ao local e foram surpreendidos pelos seguranças, que deram voz de prisão. Com a chegada de outras equipes da PM, os quatro homens foram detidos e encaminhados à delegacia para os procedimentos legais.
A Sercomtel estima que o prejuízo causado pela quadrilha ultrapasse R$ 500 mil. Um representante da empresa afirmou que os presos podem estar envolvidos em outros furtos semelhantes ocorridos recentemente em diferentes regiões da cidade.
Os suspeitos são moradores de Arapongas, na região metropolitana de Londrina. A mesma equipe de segurança já havia prendido, há alguns meses, outros três homens flagrados furtando fios na zona rural de Londrina. Esses indivíduos eram moradores de Apucarana.
A Polícia Civil investiga a participação da quadrilha em outros crimes de furto de cabos na região.