O apresentador de TV e candidato à prefeitura de São Paulo, José Luiz Datena (PSDB), agrediu Pablo Marçal (PRTB) com uma cadeirada durante um debate entre os candidatos na noite deste este domingo (15). O encontro, organizado pela TV Cultura, foi temporariamente interrompido após o incidente.
Ao retornar ao ar, o moderador do debate, Leão Serva, anunciou que Datena havia sido expulso do encontro devido à agressão física.
Leão Serva também informou que Marçal abandonou o debate para buscar atendimento médico, pois não estava se sentindo bem. Além disso, o candidato recebeu uma advertência da organização por ter agredido verbalmente Datena.
A equipe de Pablo Marçal declarou que ele foi encaminhado ao Hospital Sírio-Libanês e deve permanecer em observação durante a madrugada desta segunda-feira (16).
Ainda de acordo com a equipe, Marçal foi medicado e submetido a exames, incluindo uma tomografia. Um advogado do candidato foi à Polícia Civil registrar um boletim de ocorrência contra Datena.
Em entrevista, Datena afirmou que perdeu o controle e descreveu sua ação como uma "reação humana" que não pôde conter naquele momento.
"Infelizmente, eu perdi a cabeça. Não devia ter perdido, acredito que não. Podia simplesmente ter saído do debate e ido embora para casa, que seria muito melhor. Mas, do mesmo jeito que eu choro como uma reação humana, essa foi uma reação humana que eu não pude conter", disse.