Um avião pertencente à farmacêutica Cimed saiu da pista após pousar no Aeroporto Comandante Kraemer, em Erechim, no Norte do Rio Grande do Sul, na tarde desta terça-feira (23). De acordo com informações da prefeitura do município, os passageiros estavam conscientes e foram rapidamente encaminhados para atendimento médico.
O fato ocorreu por volta das 13h50 e envolveu um Bombardier Learjet 45, fabricado em 2018, pertencente à Cimed, conforme o Registro Aeronáutico Brasileiro da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O voo, segundo o site Flightradar24, partiu de Chapecó, em Santa Catarina, e durou cerca de 13 minutos.
Em nota publicada pelo presidente da Cimed, João Adibe Marques, a empresa afirmou que todos os passageiros e tripulantes estavam bem e seguros. Até o momento, não há informações sobre quantas pessoas estavam a bordo, mas a tripulação mínima para esse modelo de aeronave é de duas pessoas, com uma capacidade total de 11 assentos.
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) enviou uma equipe de investigadores do 5º Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa V) para analisar as causas do incidente. A equipe de investigação segue protocolos rigorosos para coletar dados e preservar evidências, de modo a determinar a causa do incidente.
A conclusão da investigação terá o menor prazo possível, de acordo com a complexidade do caso e a necessidade de identificar fatores contribuintes. A Cenipa destacou que a segurança dos passageiros e tripulantes é a prioridade durante essas investigações. As operações no aeroporto podem ser afetadas temporariamente enquanto a investigação está em andamento.