Na noite desta quarta-feira, dia 30 de agosto, teremos a segunda Lua Cheia do mês. Quando isso ocorre, esta segunda Lua Cheia recebeu o apelido de “Lua Azul”. Esta ocorrência de duas luas cheias num mesmo mês é relativamente rara. A última ocorrei em outubro de 2020, e a próxima será em maio de 2026.
Essa certa “raridade” do fenômeno serviu de inspiração para uma expressão norte-americana, _once in a Blue Moon_, que se assemelha a expressões como “uma vez na vida e outra na morte”, ou algo assim, representando a ocorrência de algo raro.
Por sua vez, o termo _Blue Moon_, ou seja, “Lua Azul”, tem uma origem duvidosa. Há quem defenda que seja uma referência ao aspecto de nosso satélite em 1883, quando o vulcão Krakatoa, na Indonésia, entrou em erupção, lançando grandes quantidades de partículas na atmosfera, que causaram a refração da luz da Lua, conferindo-lhe um aspecto azulado.
De toda forma, a expressão “Lua Azul” passou a significar algo raro, e esse nome foi aplicado quando se tem duas Luas Cheias no mesmo mês, identificando então a segunda.
Note que não estamos dizendo que a Lua ficará “Azul”. Trata-se de uma expressão norte-americana, ok? A coloração dela será a mesma e, como sempre, bela e encantadora.
Outro fato interessante é sabermos que a órbita da Lua ao redor da Terra não é um círculo perfeito mas, uma elipse, de modo que a distância entre a Terra e a Lua sofra uma variação, indo de cerca de 353.000km quando ela está mais próxima da Terra, o que chamamos de “Perigeu”, a cerca de 405.000km, quando se encontra na região mais distante de órbita, e que recebe o nome de “Apogeu”.
Fácil imaginas que, quanto mais próxima de nós a Lua esteja, maior ela aparecerá no céu. E isso é verdade! Contudo, a variação não é tão significativa e pode facilmente passar despercebida.
E quando a Lua Cheia coincide com o Apogeu, ou seja, a Lua está em sua posição mais próxima da Terra, criou-se um outro apelido: Super Lua! E também teremos essa “coincidência cósmica” nesta Lua Cheia!
Então, podemos dizer nesta quarta-feira, dia 30 de agosto, teremos uma Super Lua Azul, ou seja, uma segunda Lua Cheia do mês, e durante o Perigeu!
Para acompanhar essa belíssima Lua Cheia de Perigeu ou, romanticamente falando, Super Lua Azul, o GEDAL irá se reunir na Praça Nishinomiya (em frente ao Aeroporto de Londrina), das 19:00 às 22:00, e disponibilizará vários telescópios para que você possa observar a Lua em toda a sua beleza! E ainda poderá tirar fotos incríveis da Lua com o seu celular através dos equipamentos do GEDAL!!! E lembre-se de marcar o GEDAL em suas postagens nas redes sociais com a #grupogedal! E tudo GRATUITAMENTE!!
Observação da Super Lua Azul
Local: Praça Nishinomiya
Horário: 19:00 – 22:00
GRATUITO
Aproveite e chame seus amigos e familiares!
Em caso de mau tempo a observação poderá ser cancelada. Mais informações acesse o link. https://www.instagram.com/p/Cwh2krjOsSw/