Morreu na manhã deste sábado (26), em Londrina, aos 89 anos, o Cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo. O religioso era arcebispo emérito de Salvador, Bahia. A causa do falecimento não foi divulgada. Dom Geraldo presidiu a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e teve papel importante na beatificação de Santa Dulce em 2011, além de escrever a oração da santa.
Nascido em Juiz de Fora, Minas Gerais, foi ordenado sacerdote em 29 de junho de 1957. Atuou como diretor espiritual e professor em vários seminários e também na Faculdade de Filosofia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Nomeado arcebispo de Londrina em 1982, assumiu como Arcebispo Metropolitano da cidade em 1983 e presidente da Comissão Litúrgica da CNBB até 1987.
Durante esse período, fundou a Pastoral da Criança com Zilda Arns, para combater a alta mortalidade infantil em Florestópolis. Nomeado Arcebispo Metropolitano de São Salvador da Bahia em 1999, foi presidente da CNBB em 2003. Renunciou ao cargo em 2011 e passou a residir em Londrina desde 2014.
Dom Geraldo foi delegado do Papa Bento XVI na beatificação de Irmã Dulce dos Pobres em 2011, com a presença de várias autoridades.
Seu corpo está sendo velado na Catedral Metropolitana de Londrina, com sepultamento agendado para segunda-feira, dia 28, na cripta da igreja.