Local

MORRE EM LONDRINA, AOS 89 ANOS, DOM GERALDO MAJELLA AGNELO

Dom Geraldo foi nomeado arcebispo de Londrina em 1982.

Morreu na manhã deste sábado (26), em Londrina, aos 89 anos, o Cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo. O religioso era arcebispo emérito de Salvador, Bahia. A causa do falecimento não foi divulgada. Dom Geraldo presidiu a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e teve papel importante na beatificação de Santa Dulce em 2011, além de escrever a oração da santa.

Nascido em Juiz de Fora, Minas Gerais, foi ordenado sacerdote em 29 de junho de 1957. Atuou como diretor espiritual e professor em vários seminários e também na Faculdade de Filosofia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Nomeado arcebispo de Londrina em 1982, assumiu como Arcebispo Metropolitano da cidade em 1983 e presidente da Comissão Litúrgica da CNBB até 1987.

Durante esse período, fundou a Pastoral da Criança com Zilda Arns, para combater a alta mortalidade infantil em Florestópolis. Nomeado Arcebispo Metropolitano de São Salvador da Bahia em 1999, foi presidente da CNBB em 2003. Renunciou ao cargo em 2011 e passou a residir em Londrina desde 2014.

Dom Geraldo foi delegado do Papa Bento XVI na beatificação de Irmã Dulce dos Pobres em 2011, com a presença de várias autoridades.

Seu corpo está sendo velado na Catedral Metropolitana de Londrina, com sepultamento agendado para segunda-feira, dia 28, na cripta da igreja.


Publicado em:
Atualizado em: